sábado, 30 de março de 2013

AUTO DA PAIXÃO DE CRISTO

A FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania) realiza com sucesso mais um "Auto da Paixão de Cristo". O espetáculo aconteceu no dia 29 de março de 2013, na Praça Camacan.Marquinhos Nô dirigiu com muita competência o elenco formada por ALEX FRANCIS, ALDO BASTOS, EVALDO BATISTA, JAILTON ALVES, RAFAEL DE SOUZA, IGOR PIMENTEL, ROGÉRIO TOMAS, RAMON VANE, FÁTIMA FARIAS, RUBEM RIBEIRO, LARISSA PROFETA, MARCELO LOBO, ALCIDEZ CARDOSO, JOBSON VIEURA, SONIA AMORIM, JOÃO ATAYA, HERNANI ALBERTAZZI, MURILO EULALIO, ANTONIO OLIVEIRA, CARLOS SANTANA, JADY, ANY SILVA, ALVARO OLIVEIRA, HELENA GUIMARÃES, DANIEL STIVSON,SANDRA CHAVENCO, LUCAS MACHADO, RODRIGO FAUSTINO, BRUNA SOARES, WALLACE NAZÁRIO. Através da peça "Auto da Paixão" As pessoas tomam conhecimento do perdão, humildade, simplicidade bondade e amor ensinados por Cristo.

sexta-feira, 15 de março de 2013

VIVA A POESIA

A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas. Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas. A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março. Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto. Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera. Neste dia 14 de março de 2013, os poetas de Itabuna e região celebraram em grande estilo esta data sagrada. A festa pensada por Aldo Bastos, aconteceu na Alameda Jorge Amado - Centro de Cultura Adonias Filho. Eis as fotos:

domingo, 10 de março de 2013

O POVO SOFRENDO NO CAMPO FORMOSO

LAMA E MUITOS VERMES NA ENTRADA PRINCIPAL DO BAIRRO CAMPO FORMOSO. O POVO É TRATADO COMO PORCOS. A PREFEITURA IGUALMENTE A JUSTIÇA É CEGA... AMBAS NÃO ENXERGAM OS POBRES. A TRIFIL QUE ESTÁ ASSENTADA NESSA COMUNIDADE TAL QUAL JUSTIÇA E PREFEITURA TAMBÉM É CEGA. CONCLUSÃO PREFEITURA, JUSTIÇA, TRIFIL SÃO TRÊS PODEROSOS COVARDES, NÃO SE INCOMODAM NEM COM AS CRIANÇAS QUE CRESCEM ATOLADAS NO LAMAÇAL DO DESCASO DE CAPITALISTAS E SERVOS INFELIZES DO NEFASTO SISTEMA.

quarta-feira, 6 de março de 2013

COM ESTE GESTO O VEREADOR SOLON PINHEIRO É EMPOSSADO NA CÂMARA DE VEREADORES DE ITABUNA NESTA QUARTA-FEIRA 06/03/2013. A MESMA JUSTIÇA QUE NA GESTÃO ANTERIOR AFASTOU O EDIL DE SUAS FUNÇÕES, AGORA O FAZ RETORNAR, DESTA VEZ EM LUGAR DO MÉDICO CARLOS COELHO.

terça-feira, 5 de março de 2013

Noite de festa no bairro Berilo em Itabuna. Aconteceu na noite de ontem, mais uma edição da Sopa Cultural. A primeira Sopa aconteceu no dia 11 de Julho de 2011 e de lá pra cá, várias personalidades regionais, nacionais e internacionais participaram do evento, a exemplo de Marcelo Ganem, Gideon Rosa, Romualdo Lisboa, Mestre Sabará,o poeta Paulo Mimoso, Juvenal Maynart, Renart ,Carlinhos Cor das Águas, os holandeses Ester e André do Duo Ben-ti-vi e da banda Houria Aïchi & l‘Hijâz‘Car da Argélia e França e outras dezenas de pessoas. A Sopa Cultural começou como um evento semanal, mas devido as diversas atividades da ACATE, nós decidimos fazer uma vez por mês, sempre numa segunda-feira. O evento é patrocinado pelo empresário Aroldo Amorim, proprietário do bar Experimenta. Nesta primeira Sopa do ano de 2013, propositadamente, escolhemos esta data em que antecede as comemorações do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, para fazer a nossa homenagem a ela que representa a vida. Falando em nome da ACATE, o organizador do evento e também presidente da instituição, fez uma homenagem especial a poetisa e produtora cultural Urânia Bittencourt que partiu há algum tempo, recitando o poema intitulado “A CALMA” de autoria da homenageada, que faz parte de uma coletânea de poemas inéditos da artista, que futuramente vai virar um livro. A noite foi embalada pelo som do músico Carlos Santana, que também teve a participação do poeta Antonio Oliveira e a canja especial de Alessandro Dantas, que por sinal, recebeu uma homenagem surpresa pelo dia do seu aniversário. O evento foi marcado também pela adesão de um grupo de mulheres organizado pela agitadora cultural Rose Dutra, que com mais sete mulheres, abrilhantaram o evento, e também pela participação do Mestre "Magrelo" do Grupo Raça de Capoeira, que é o mais novo parceiro da ACATE. O jornalista Ederivaldo Benedito, fez suas referências “As mulheres de sua vida” além de falar dos amigos que partiram recentemente, Juarez Vicente e Eduardo Anunciação que serão homenageados no dia 9 de Março, na lavagem do Beco do Fuxico por um grupo de amigos, durante o Tombamento do ABC da Noite. (TEXTO E FOTOGRAFIAS DE ARI RODRIGUES) RODRIGUES)

segunda-feira, 4 de março de 2013