terça-feira, 26 de outubro de 2010

PABLO PICASSO


Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.

Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

COLÉGIO DIVINA PROVIDÊNCIA DE ITABUNA


PROJETO DIVINA LITTERA
DIA 16/10/2010
LOCAL: COLÉGIO DIVINA PROVIDÊNCIA
HORÁRIO:INÍCIO 9:00 HORAS

SALAS PARA VISITAÇÃO E DEGUSTAÇÃO DE POESIAS

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: CLUBE DO POETA SUL DA BAHIA

CORRDENAÇÃO DO PROJETO: PAULINHO E ALCIONE

PARTICIPE - POESIA É PARA TODOS E TODAS!!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MARINA...VOCÊ SE PINTOU?

(Maurício Abdalla)

“Marina, morena Marina, você se pintou” – diz a canção de Caymmi. Mas é provável, Marina, que pintaram você. Era a candidata ideal: mulher, militante, ecológica e socialmente comprometida com o “grito da Terra e o grito dos pobres”, como diz Leonardo.

Dizem que escolheu o partido errado. Pode ser. Mas, por outro lado, o que é certo neste confuso tempo de partidos gelatinosos, de alianças surreais e de pragmatismo hiperbólico? Quem pode atirar a primeira pedra no que diz respeito a escolhas partidárias?

Mas ainda assim, Marina, sua candidatura estava fadada a não decolar. Não pela causa que defende, não pela grandeza de sua figura. Mas pelo fato de que as verdadeiras causas que afetam a população do Brasil não interessam aos financiadores de campanha, às elites e aos seus meios de comunicação. A batalha não era para ser sua. Era de Dilma contra Serra. Do governo Lula contra o governo do PSDB/DEM. Assim decidiram as “famiglias” que controlam a informação no país. E elas não só decidiram quem iria duelar, mas também quiseram definir o vencedor. O Estadão dixit: Serra deve ser eleito.

Mas a estratégia de reconduzir ao poder a velha aliança PSDB/DEM estava fazendo água. O povo insistia em confirmar não a sua preferência por Dilma, mas seu apreço pelo Lula. O que, é claro, se revertia em intenção de voto em sua candidata. Mas “os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz”. Sacaram da manga um ás escondido. Usar a Marina como trampolim para levar o tucano para o segundo turno e ganhar tempo para a guerra suja.

Marina, você, cujo coração é vermelho e verde, foi pintada de azul. “Azul tucano”. Deram-lhe o espaço que sua causa nunca teve, que sua luta junto aos seringueiros e contra as elites rurais jamais alcançaria nos grandes meios de comunicação. A Globo nunca esteve ao seu lado. A Veja, a FSP, o Estadão jamais se preocuparam com a ecologia profunda. Eles sempre foram, e ainda são, seus e nossos inimigos viscerais.

Mas a estratégia deu certo. Serra foi para o segundo turno, e a mídia não cansa de propagar a “vitória da Marina”. Não aceite esse presente de grego. Hão de descartá-la assim que você falar qual é exatamente a sua luta e contra quem ela se dirige.

“Marina, você faça tudo, mas faça o favor”: não deixe que a pintem de azul tucano. Sua história não permite isso. E não deixe que seus eleitores se iludam acreditando que você está mais perto de Serra do que de Dilma. Que não pensem que sua luta pode torná-la neutra ou que pensem que para você “tanto faz”. Que os percalços e dificuldades que você teve no Governo Lula não a façam esquecer os 8 anos de FHC e os 500 anos de domínio absoluto da Casagrande no país cuja maioria vive na senzala. Não deixe que pintem “esse rosto que o povo gosta, que gosta e é só dele”.

Dilma, admitamos, não é a candidata de nossos sonhos. Mas Serra o é de nossos mais terríveis pesadelos. Ajude-nos a enfrentá-lo. Você não precisa dos paparicos da elite brasileira e de seus meios de comunicação. “Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu”.

Mauricio abdalla professor de filosofia da UFES, autor de Iara e a Arca da Filosofia (Mercuryo Jovem), dentre outros.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

VIVA FERRADAS!


Fazendo parte da programação do Centenário de Jorge Amado, a coordenação do projeto “Irmão Jorge, 100 anos Amado” através da ACODECC e ACARI, estarão promovendo uma semana cultural em Ferradas, para comemorar os seus 195 anos de história.

Entre os dias 15 a 19 de outubro, uma diversidade de ações culturais mobilizará toda a comunidade ferradense, dentro de uma programação variada, com: fanfarras, desfile temático com participação das escolas locais, mostra de cinema, lançamentos de livros, ruas de lazer, tarde recreativa e participação de artistas regionais (dança, música, humor, poesia etc).

Dentre as atrações, acontecerá pela primeira vez em Ferradas, a MUSA (Mostra Universitária de Áudio visual) que exibirá 15 filmes selecionados por toda a Bahia, com produção da NUPROART e Panorâmica Filmes, no auditório da Mucibaby.



A realização deste evento fica por conta da ACODECC e da ONG ACARI, com a produção de Eva Lima e Ari Rodrigues. Quem assina a consultoria jurídica é o advogado e escritor, Adylson Machado.



Onde? Vila de Ferradas ( Ruas, praças e auditórios de Ferradas)

Quando? De 15 a 19 de outubro de 2010

Quanto? Gratuito

Contato: Robson Britto – 8837-4901

Alan Costa – 8114-7234

Eva Lima – 8139-3141 / 8861-2282

Fonte: Ari Rodrigues

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

AUGUSTO DOS ANJOS


SONETO

Ao meu primeiro filho nascido morto com 7 meses incompletos. 2 fevereiro 1911.

Agregado infeliz de sangue e cal,
Fruto rubro de carne agonizante,
Filho da grande força fecundante
De minha brônzea trama neuronial,

Que poder embriológico fatal
Destruiu, com a sinergia de um gigante,
Em tua morfogênese de infante
A minha morfogênese ancestral?!

Porção de minha plásmica substância,
Em que lugar irás passar a infância,
Tragicamente anônimo, a feder?!

Ah! Possas tu dormir, feto esquecido,
Panteisticamente dissolvido
Na noumenalidade do NÃO SER!

AUGUSTO DOS ANJOS

PSICOLOGIA DE UM VENCIDO


Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme - este operário das ruínas -
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e á vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!