sábado, 26 de março de 2011

SANGUE

Segundo a professora Heloísa Bernardes, Nosso sangue contém milhares de anos de memória genética, sendo que os cientistas tentam até hoje desvendar todos os códigos que herdamos dos nossos ancestrais. A cultura japonesa, por exemplo, tem uma forte relação com o sangue. Tanto que costuma-se determinar a personalidade de uma pessoa conforme a combinação de tipo A, B, AB ou O, com as variações de Rh positivo ou negativo. Terapeuta molecular, ela publicou um livro específico para gerenciar a saúde usando um método inovador. O best seller Você e seu Sangue (HLB Editora) mostra que, para ter um corpo em forma, é necessário dar o alimento mais adeqüado para cada tipo de sangue.

Tipo A: O cultivador
As pessoas de sangue tipo A se dão bem com alimentação vegetariana, têm aparelho digestivo delicado e sistema imunológico tolerante. Sedentários, superam melhor o estresse com atividades relaxantes. Quem tem sangue A é biologicamente predisposto a diabetes, câncer e doenças do coração. São fatores de risco. Estes males não precisam, necessariamente, ser seu destino. Uma alimentação rica em vegetais fortalecerá seu sistema imunológico, podendo interromper o desenvolvimento dessas doenças.
Dica de receita adequada
Pasta de tofu
Uma xícara (chá) de tofu amassado
Uma xícara (chá) de iogurte desnatado puro
Uma colher (sopa) de azeite de oliva
Suco de limão
Duas colheres (sopa) de cebolinha verde picada
Alho e sal para temperar
Coloque o tofu, o iogurte, o azeite de oliva e o suco de limão no liqüidificador e bata em alta velocidade até ficar macio. Acrescente a cebolinha e os temperos. Despeje em uma tigela e ponha na geladeira. Se ficar muito espesso, para misturar bem, acrescente algumas gotas de água. Sirva a pasta de tofu em uma tigela de vidro, no centro de uma travessa de verduras frescas.
Tipo B: O criativo
Equilibrado, imunologicamente forte, o tipo B permite opções dietéticas mais flexíveis; é consumidor de laticínios, reage ao estresse com criatividade e requer um equilíbrio entre as atividades física e a mental para permanecer magro e forte.
O fator B possui características únicas. Em geral, os que têm esse tipo são capazes de resistir a muitas doenças graves comuns da vida moderna, como as do coração e o câncer. Mesmo quando eles contraem esses males, possuem maior capacidade de suportá-los. Contudo, seus sistemas parecem mais vulneráveis a disfunções raras do sistema imunológico, como a esclerose múltipla, o lópus e a síndrome da fadiga crônica.
O equilíbrio, para a maioria dos indivíduos de fator B, consiste em atividades moderadas que envolvam outras pessoas, como artes marciais menos agressivas, tênis e exercícios aeróbicos.

Dica de receita adequada
Moqueca de peixe (quatro porções)
Um quilo de badejo ou namorado
Dois limões
1/2 pimentão verde e 1/2 pimentão vermelho
1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
Sal e pimenta vermelha em pó a gosto
Deixe as fatias de peixe banhadas em limão, sal e pimenta durante algumas horas. Depois, coloque-as em uma panela de barro, alternando o peixe com os pimentões cortados em tiras.Ponha algumas folhinhas de coentro, se desejar. Despeje meio copo de água na panela e regue com o dendê, deixando cozinhar em fogo brando. Em vez de mexer, sacuda a panela de vez em quando. Sirva com arroz.

Tipo O: O caçador
A pessoa de tipo O tem aparelho digestivo forte e sistema imunológico superativo. Além disso, ele reage melhor ao estresse com intensa atividade física. A alimentação rica em proteínas e as enormes demandas físicas do sistema dos primitivos seres humanos de fator O provavelmente mantiveram a maioria deles em um brando estado de cetose – condição em que a pessoa fica mais ácida. Por outro lado, as pessoas de tipo O não digerem tão facilmente os laticínios e grãos quanto as demais, porque seu sistema digestivo ainda não está plenamente adaptado a eles.

Dica de receita adequada
Salmão marinado (quatro porções)
500 gramas de filé de salmão
Alecrim, estragão, salsa e sal a gosto
Uma xícara (chá) de molho de limão com alho
Quatro xícaras (chá) de abobrinha cozida cortada em rodelas
Duas maçãs. Corte o salmão em quatro filés. Esfregue bem as ervas e o molho nos filés e, em seguida, unte-os com o azeite.
Grelhe durante dez minutos, virando e regando duas vezes. Enfeite com rodelas de limão e ramos de salsa.

Tipo AB: O moderno
A pessoa de sangue tipo AB reage melhor ao estresse, espiritualmente, com vivacidade física e energia criativa.O sangue fator AB tem menos de mil anos de existência, é raro (2% a 5% da população mundial) e biologicamente complexo. Vários antígenos fazem com que o AB, às vezes, seja semelhante ao A, outras ao B, e outras parecem uma fusão de ambos.Essa multiplicidade de qualidades pode ser positiva ou negativa, dependendo das circunstâncias. Por isso, antes de adotar a alimentação do tipo AB, é aconselhável que você se familiarize com as alimentações dos fatores A e B e entenda melhor seus parâmetros. A maior parte dos alimentos que são contra-indicados para os tipos A e B provavelmente serão prejudiciais também ao fator AB – embora haja exceções.A ioga também é benéfica para o padrão de estresse do tipo AB. Ela combina a retidão interior com postura e controle respiratório destinados a permitir concentração total, sem distrações com as preocupações do cotidiano. Mesmo que você realize mais exercícios aeróbicos durante a semana, tente integrar as práticas de relaxamento à rotina.

Dica de receita adequada
Papo-de-anjo (20 unidades)
Quatro gemas
Um ovo inteiro
Calda:
Três xicaras (chá) de açúcar ou frutose
Quatro xícaras (chá) de água
Uma colher (chá) de essência de baunilha
Bata as gemas com o ovo inteiro por 15 minutos, até obter uma massa leve e fofa. Despeje em formas de empada untadas com margarina light. Asse em banho-maria em forno médio durante 15 a 20 minutos.
Calda: Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo até obter uma calda rala. Acrescente a essência de baunilha, coloque em uma compoteira e mergulhe um a um os papos-de-anjo previamente perfurados em alguns pontos com um palito. Deixe embeber bem a calda e sir va gelado.
Os melhores tipos de alimentos

A
Vantagens
- Adapta-se bem a mudanças de dieta e de ambiente
- Seu sistema imunológico preserva e metaboliza os nutrientes mais facilmente
Fraquezas
- Aparelho digestivo sensível
- Sistema imunológico vulnerável, frágil à invasão de micróbios
Alimentos benéficos
Peru, salmão vermelho, azeite de oliva, abóbora, abacaxi, chá verde, molho de soja
Alimentos neutros
Atum, arroz branco, morango, chocolate, vinho branco, beterraba, mussarela, nozes
Alimentos prejudiciais
Farinha de trigo, laranja, chá preto, manga, queijo cremoso, carne de porco, ostra
B
Vantagens
- Adapta-se bem a mudanças de dieta e de ambiente
- Seu sistema imunológico preserva e metaboliza os nutrientes mais facilmente
Fraquezas
- Aparelho digestivo sensível
- Sistema imunológico vulnerável, frágil à invasão de micróbios
Alimentos benéficos
Verduras, carnes, peixes, ovos, laticínios, inhame, castanha-do-pará, brócolis
Alimentos neutros
Carne de boi, parmesão, granola, pão preto de centeio, arroz integral, acelga
Alimentos prejudiciais
Bacon, polvo, óleo de milho, grão-de-bico, ketchup, pimenta-do-reino em pó
O
Vantagens
- Aparelho digestivo forte
- Sistema imunológico com boas defesas naturais
- Sistema programado para ter metabolismo eficaz e preservar os nutrientes
Fraquezas
- Intolerância a novos alimentos
O sistema imunológico pode ser excessivamente ativo, a ponto de atacar a si mesmo
Alimentos benéficos
Badejo, carne de carneiro, sardinha, ameixa preta, ervilha, salsa, gengibre, algas
Alimentos neutros
Frango, camarão, lagosta, óleo de canola, agrião, camomila
Alimentos prejudiciais
Presunto, provolone, lentilhas, berinjela, abacate, melão, licor destilado, chá preto
AB
Vantagens
- Adaptado para a correria moderna
- Sistema imunológico altamente tolerante
- Combina os benefícios dos tipos A e B
Fraquezas
- Aparelho digestivo sensível
- Sistema imunológico tolerante o que permite a invasão de micróbios Reage negativamente às doenças que têm afinidades com fatores A e B
Alimentos benéficos
Bacalhau, ricota, azeite de oliva, couve-flor, ameixa, missô, café (com ou sem cafeína)
Alimentos neutros
Arenque em conserva, leite de soja, parmesão, óleo de fígado de bacalhau, pão preto de centeio, espinafre
Alimentos prejudiciais
Lagosta, óleo de girassol, grão-de-bico, azeitona preta, vinagre, molho inglês, banana

Nenhum comentário:

Postar um comentário