segunda-feira, 6 de setembro de 2010

EM CARTAZ NA URBIS IV "A MALA DA DECADÊNCIA" (ANTONIO OLIVEIRA) E (MISÊRERES NOBRES) (LABORATÓRIO CRIATIVO)



A Mala da Decadência é um monólogo criado e apresentado por Antonio Oliveira que estará em cartaz na Urbis IV, rua "A" Nº 24, Escola Pequeno Príncipe, no dia 24 de Setembro às 19h. Partindo do mito de Pandora o autor desenvolve uma estória capaz de levar a platéia às reflexões sobre questões relacionadas com a educação, política, meio ambiente... "Após girar o mundo todo esta mala enfim, chega às Terras do Sem Fim, conduzida pelo Aglarius que por um equivoco fatal pensava ser imortal, afinal, por dois mil e setecentos anos vivera uma vida normal; no entanto, teve seu final na zona do cacau"...

PROJETO DE PROMOÇÃO SOCIAL

JUSTIFICATIVA - Diagnóstico desvelado pelos muitos órgãos de pesquisas indica a ausência do Estado nos bairros periféricos das cidades brasileiras. Os habitantes das periferias não têm os serviços básicos e essenciais oferecidos pelo Estado. Esse espaço vem sendo ocupado por aqueles que vivem a margem das regras sociais, principalmente, pelos que exploram as drogas, os quais utilizam crianças e adolescentes em suas atividades criminosas. Com efeito, esse enorme exército de excluídos encontra-se basicamente localizado nas zonas periféricas das cidades que compõem a nação brasileira. Os indivíduos que se encontram nessa situação cultuam valores relacionados à sua própria sobrevivência, mostrando-se indiferentes aos valores éticos norteadores das sociedades civilizadas. A tendência natural é a corrida em direção ao terror, ou seja, aos homicídios que destroem números cada vez maiores de jovens conforme, lamentavelmente se vê todos os dias estampados nas páginas policias dos meios de comunicação. Diante dessa situação, urge a necessidade inadiável de nos aproximarmos desses jovens com uma proposta diferente daquela embasada na violência. Propomos ocupar esse espaço com apresentações teatrais, recitais poéticos, e debates reflexivos sobre temas do cotidiano da comunidade, por essa via, pretendemos desenvolver nos jovens outras concepções de vida. Nesse sentido, a nossa ação permitirá que o jovem aprecie e vivencie concretamente as situações de uma realidade posta no ambiente em que vivem. Mediante tal vivencia poderá colocar-se em ação toda pressuposição filosófica e artística como prática de vida baseada no questionamento, na problematização e sobre tudo no redirecionamento da ação fundamentada numa reflexão autônoma e emancipadora.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver nas comunidades e, sobretudo nos jovens suas potencialidades cognitivas, e através da arte, criar-lhes uma consciência ética e reflexiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

I - Propor aos jovens que estimem os conceitos de verdade, honestidade e lucidez em detrimento dos vícios corruptores que degradam a sociedade.
II - Promover a cultura da delicadeza, da reflexão e da prudência em pró do bem estar social.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS - Realizaremos palestras de cunho filosófico, apresentação de peças teatrais, recitais poéticos; estimularemos os jovens ao debate sobre o tema narrado e sobre o comportamento dos personagens envolvidos nas referidas histórias. O diálogo será desenvolvido a fim de potencializar as competências dos jovens dentro de um contexto significativo e, estimulador da autonomia. O método que utilizaremos nesse trabalho, nos orientará nas abordagens dos temas do cotidiano dos jovens correlacionados com o enredo das histórias e os conceitos da arfe e da filosofia. Como forma metodológica enfocaremos no desenvolvimento de nossas ações o “Terceiro Preceito” carteziano, no qual segundo o autor (2004, p. 27) “Devemos conduzir por ordem nossos pensamentos, começando pelos objetos mais simples e fáceis de conhecer, e assim elevar pouco a pouco, como que por degraus, até o conhecimento dos mais compostos”. Dessa forma trabalharemos com temas simples do cotidiano, e por um processo de indução o elevaremos para serem confrontados com os temas mais compostos e necessários, assim os temas da vida ordinária nos conduzirá aos conceitos extraordinários da moral e da ética dos grandes pensadores filosóficos.

RECURSOS – Utilizaremos espaços públicos tais como prédios escolares e cobraremos ingresso da comunidade.

AUTOR DO PROJETO: ANTONIO OLIVEIRA – Professor de filosofia, poeta, ator e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário