quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

GLOBELEZA

Uma excelente propaganda para vender o Brasil como um paraíso da prostituição foi criada pela Rede Globo e se repete há anos no período do carnaval. A campanha conhecida pelo nome de Globeleza foi idealizada pelo austríaco Hans Donner, responsável pelo padrão visual da emissora desde 1975. Conta-se que ele se deslumbrou por uma sambista, uma mulata escultural, Valéria Valenssa, de 18 anos, em 1989, ao vê-la desfilar no concurso para eleger a "Garota de Ipanema" com a qual casou-se em 2003. Chamado a criar uma vinheta para o carnaval, em 1992, Hans Donner despiu a namorada, pintou seu corpo com tintas brilhantes para disfarçar a nudez total, a pôs a dar uns passos de samba, e apresentou o trabalho ao todo-poderoso José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. "Genial!", reagiu Boni, com a concordância de todo o estado-maior da Globo, entre eles o rei-de-todos, o então quase nonagenário Roberto Marinho. Ocorre que desde que as imagens da Globo passaram a ser vistas no mundo inteiro, via Globosat, a partir do final da segunda metade dos anos 90, quando a emissora já assumira a exclusividade da cobertura dos desfiles na Sapucaí, a mulata pelada passou a freqüentar também a casa dos europeus, norte e sul-americanos, asiáticos, árabes, israelenses, africanos, canadenses, caribenhos, australianos, neozelandeses e até esquimós.
Dá para se imaginar a reação deles, os gringos – do alegre espanto ao chocante estupor – diante da mensagem subliminar que a tal Globeleza lhes transmite: no carnaval do Brasil, todas as jovens sambam nuas, alegremente, nas ruas e nos salões, durante os dias de folia. Dessa forma, a Rede Globo, ao exibir a "obra de arte" do mestre Donner faz o mundo inteiro crer que o Brasil, bastante conhecido como o país da exploração, da corrupção é também o da prostituição, lamentável. Fonte: www.observatoriodaimprensa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário