sexta-feira, 7 de junho de 2013

Empresas investem na internet para vender produtos e conquistar mais clientes

As redes sociais viraram febre nos últimos anos e o número de adeptos tem crescido vertiginosamente. Com isso, empresas apostam, cada vez mais, no marketing digital, como forma de promover sua marca e multiplicar o alcance das suas ações. A comunicação com o consumidor tem melhorado e os próprios clientes ajudam a espalhar as informações por toda a rede. As agências estão investindo naquilo que chamam de "Brand Entertainment", uma nova e poderosa ferramenta de comunicação publicitária que une o entretenimento a uma marca em um determinado formato, seja internet, eventos ou espetáculos. Novas plataformas, como as redes sociais, em especial do Facebook, permitem realizar uma série de ações de marketing específicas para um público. O AgOra conversou com o comunicólogo Nelson Báfica Filho, dono de uma agência especializada em mídias sociais. De acordo com ele, hoje em dia, a internet é uma das poucas mídias que interagem com o público e acaba sendo um serviço de atendimento ao cliente quase que gratuito. Para ele, diferente da mídia tradicional, o empresário que quer investir em marketing digital tem que enxergar a internet como uma grande cidade. "A sua marca precisa estar em todos os locais dessa cidade. Ele não pode investir apenas em uma rede social", afirmou. Nelson defendeu a escolha de um profissional específico para trabalhar com as mídias, que saiba lidar com o público e traçar estratégias. "Muitos acham que as redes sociais são diversão, que qualquer um pode fazer. Acaba sendo um tiro no pé, você colocar uma pessoa que não sabe. Todas as empresas que começaram a trabalhar de forma profissional tiveram um aumento substancial no faturamento", disse. Estratégia em mídias sociais Nelson Báfica lembrou que as agências que trabalham unicamente com marketing digital são focadas nas redes sociais e em ferramentas da internet. Dessa forma, não anula o papel das agências tradicionais. "Nós trabalhamos em uma mídia única que é a internet, por isso nós somos parceiros das agências de propaganda tradicional, que trabalham rádio, TV, outdoor, jornal, revista. Então, o cliente vai disponibilizar uma verba e nós vamos montar o planejamento dele. O que nós fazemos de fato é a comunicação empresarial nas mídias sociais, o desenvolvimento das campanhas publicitárias online. Se o cliente já tem uma agência, nós vamos trabalhar junto com essa agência", pontuou. Segundo ele, a vantagem de ter uma agência é a divulgação, a fidelização do cliente, maior visibilidade da marca e a interação com o público. Prós e Contras Especialistas chamam atenção para o uso que se faz das ferramentas através da internet. De acordo com Martha Gabriel, grandes empresas precisam investir em profissionais que saibam utilizar bem todas as possibilidades oferecidas na era digital. "Nem todo sabe como atuar com a internet, com o marketing digital, com as mídias sociais. Existe um desconhecimento generalizado sobre o tema. Mexer com o Facebook e o Twitter não é algo complicado, mas o problema é como gerenciar, administrar, planejar o uso dessas plataformas". Já para Nelson, há pessoas que ainda não sabem criar uma página da empresa no Facebook. Ao invés disso cria um perfil. "Perfil é para pessoa física. Uma empresa deve criar uma página, que dispõe de recursos próprios para divulgação e interação com o público". Todas as ações de marketing devem ser resultado de um plano elaborado baseado nos objetivos de marketing da empresa com seu público-alvo, o ambiente no qual está inserido e os recursos de que dispõe. Somente com o desenvolvimento do plano de marketing é que se pode determinar o que se deve fazer como promoção, envolvendo ou não ações em redes sociais, em quais redes sociais atuar, etc. Qualquer ação em redes sociais sem um planejamento adequado resulta em ações pontuais isoladas, desconectadas, e que raramente dão resultados consistentes para as empresas. (FONTE: JORNAL AGORA)

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