terça-feira, 10 de agosto de 2010

CAETANO EMMANUEL VIANA TELES VELOSO


Em 7 de agosto de 1942, nasce o músico brasileiro Caetano Veloso (foto). O baiano de Santo Amaro da Purificação foi um dos idealizadores do movimento Tropicália. Em 1968, ele lança o disco "Tropicália ou Panis et Circensis" ao lado de Gil, Gal, Tom Zé, Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam e Nara Leão.

Junto de Gal Costa, em 1967, lança seu primeiro LP intitulado “Domingo”. No mesmo ano, lança seu primeiro álbum solo, auto-intitulado, com os sucessos “Alegria, alegria”, “Tropicália” e “Soy loco por ti, America”. Sua carreira no Brasil é interrompida por um tempo em 1969, quando foi exilado na Inglaterra, mas continuou compondo e fazendo apresentações na terra estrangeira.

Volta ao Brasil em 1972, e grava um LP com Chico Buarque. Em 1976, cria o grupo “Doces Bárbaros”, junto de Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia, sua irmã. Na década de 80, lançou os discos "Outras Palavras", "Cores, Nomes", "Uns" e "Velô". Iniciou a década de 90 lançando o disco com a faixa-título “Circulandô, e o disco “Livro”, de 1998, ganhou o prêmio Grammy na categoria World Music, dois anos depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário