domingo, 7 de fevereiro de 2010

O poeta de Uruçuca


JORGE MEDAUAR nasceu em Água Preta, antigo distrito de Ilhéus, atual município de Uruçuca. Ainda jovem, deixou a região, transferindo-se para o Rio de Janeiro e, posteriormente, para a capital de São Paulo. Como jornalista, foi diretor geral da sucursal paulista de "O Globo" e, no Rio, secretário da revista Literatura, ao lado de Astrojildo Pereira, Álvaro Moreira, Aníbal Machado e outros. Foi no Rio que, em 1945, publicou seu primeiro livro - Chuva sobre a tua Semente, volume de poemas que a crítica recebeu com alto apreço.

Seguiram-se três outros livros de poemas e, em 1958, seu primeiro livro de contos, Água Preta, que incorporou definitivamente a localidade sul-baiana no mapa literário nacional. A Procissão e os Porcos (1962) e O Incêndio (1966) completaram a trilogia de Água Preta.

Sua produção literária lhe grangeou diversos prêmios, entre os quais o Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, o Anacleto Alves, de Itabuna e o Governador do Estado, do Conselho Estadual de Cultura de São Paulo (O Incêndio). Seus textos integram várias antologias de contos e poemas nacionais e estrangeiras.

Personalidade extremamente atuante, pertenceu ao Corpo Deliberativo do Conselho Estadual de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de São Paulo; foi duas vezes diretor cultural da Associação Paulista de Propaganda e duas vezes presidente da Comissão de Relações Públicas e Comunicação da Associação Cristã de Moços; é membro do Conselho da Associação Paulista de Propaganda.

Tem exercido o magistério na Escola Superior de Propaganda, SP, da qual foi diretor, Faculdade de Comunicação Anhembi, SP, Escola Panamericana de Arte, SP, e Colégio Vocacional Oswaldo Aranha, SP.

No campo da publicidade, foi gerente da Grant Advertising, Chefe de Criação da Itapitininga Propaganda, Chefe de Propaganda e Relações Públicas da Planema, Chefe de Redação e Criação da Multi Propaganda, Diretor de Planejamento e Chefe Geral de Criação da Publivisão.

ADEUS A JORGE MEDAUAR

Faleceu no dia 04 de junho de 2003 em São Paulo, o escritor Jorge Medauar, um dos mais prestigiados intelectuais baianos, que também atuou como publicitário no sudeste do país.
Era membro da Academia de Letras de Ilhéus, onde saudou no ano passado a escritora Zélia Gattai, quando de sua posse ali. Era amigo de Jorge Amado, Hélio Pólvora e outros intelectuais da Bahia.
A ACAC lamenta a perda do ilustre conselheiro e amigo e agradece o seu empenho e entusiasmo que sempre dedicou à nossa cidade e à nossa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário