terça-feira, 20 de abril de 2010

A PRIMEIRA PONTE DE ITABUNA

Itabuna é um município brasileiro situado no sul do estado da Bahia. Possui uma área total de 443,198 km². Seu nome é derivado dos termos em tupi ita (pedra), aba (Imediações [de um lugar], arredores) e una (preta), assim, significa "lugar de pedra(s) preta(s)". Itabuna é a terra natal do escritor Jorge Amado que a relata em algumas de suas obras, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim.
A região começou a ser povoada por ponto de passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. Esse povoamento se intensificou grandemente a partir de 1867, constituído principalmente por migrantes sergipanos. Em virtude do crescimento da região, em 1897 os moradores pleitearam sua emancipação, que foi negada. Nova tentativa foi feita junto ao governo estadual em 1906, sendo que o município foi fundado em 1910.

A primeira ponte, construída em Itabuna, foi a que liga o bairro da Conceição ao centro da cidade; pretendia também ligar Itabuna a Macuco (Buerarema). Sua inauguração, em 1 de março de 1928, foi presidida pelo então governador Francisco Marques de Góes Calmon e do Intendente, Cel. Henrique Alves do Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário